Coreia do Sul confirma que drones foram lançados da Coreia do Norte

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 08 mai (Lusa) - O Ministério da Defesa da Coreia do Sul confirmou hoje que três drones recuperados nos últimos meses no país foram lançados a partir da Coreia do Norte.

Os drones foram recuperados em três locais diferentes, perto da fronteira, entre 24 de março e 6 de abril.

Depois de uma análise conjunta com especialistas dos Estados Unidos, o porta-voz do Ministério da Defesa, Kim Min-Seok, disse que a equipa de investigação tinha confirmado a proveniência dos veículos aéreos não tripulados (UAVs), depois de analisar as coordenadas GPS armazenadas nos seus sistemas.

"Confirmamos que os três drones são oriundos da Coreia do Norte", disse o porta-voz, sublinhando, que esta ação é uma "clara provocação militar".

Embora de design rudimentar, todos os drones estavam equipados com câmaras e tiraram fotografias às áreas da fronteira e da capital, incluindo do palácio presidencial.

A Coreia do Norte negou, no início deste mês, a acusação de Seul que ligava o regime de Pyongyang aos três drones e acusou a Coreia do Sul de "criar" uma ligação para difamar Pyongyang.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra desde a Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com a assinatura de um armistício, e que nunca foi substituído por um tratado de paz definitivo.

FAR (DM/EJ) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.