Covid-19: BE quer clareza do Governo e todos os hospitais sob alçada do SNS

| Política
Porto Canal com Lusa

Évora, 18 jan 2021 (Lusa) -- A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje esperar que o Conselho de Ministros "seja claro" sobre o confinamento e encerramentos, face à covid-19, e defendeu que "todos os cuidados de Saúde" fiquem sob alçada do SNS.

"Espero que este Conselho de Ministros seja claro sobre instruções de confinamento e de encerramento", afirmou Catarina Martins, em Évora, após reunir-se com a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central.

Questionada pelos jornalistas sobre o Conselho de Ministros extraordinário de hoje, a dirigente do BE frisou também esperar que, da reunião, saiam orientações para "colocar todos os cuidados de Saúde, incluindo social e privado, sob a alçada do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

Uma medida necessária "para que as instituições tenham instruções claras de cooperação", para permitir "dar conta do que é prioritário, 'covid' ou 'não covid'", ao invés de cada instituição andar "a fazer o que lhe apetece".

"Nós não podemos estar cada um a remar para o seu lado. Temos de estar todos a remar para o mesmo lado, que é garantir cuidados de saúde prioritários, sejam 'covid' ou 'não covid', a toda a população, em todo o território e seja que idade tenha", defendeu.

O governo reúne-se hoje em conselho de ministros extraordinário, devendo aprovar novas medidas relacionadas com o confinamento devido à covid-19, disse à Lusa fonte do executivo.

No domingo, o Presidente da República admitiu um agravamento de medidas, considerando que o confinamento não está a ser levado a sério.

Portugal contabilizou no domingo 152 mortes relacionadas com a covid-19 e 10.385 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, morreram 8.861 pessoas dos 549.801 casos de infeção confirmados em Portugal, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

RRL // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".