EUA pretende que Nova Zelândia divulgue detalhes do caso contra Dotcom

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, 08 mai (Lusa) - O Governo dos Estados Unidos pretende, em visita realizada hoje à cidade de Auckland na Nova Zelândia, que a Justiça do país oceânico publique todos os detalhes contra o empresário informático Kim Dotcom.

Numa visita ao Tribunal de Auckland, a representante legal do Governo norte-americano, Christine Gordon, quer que o documento "O registo do caso", que está atualmente sob sigilo, seja tornado público, segundo informações da Rádio Nova Zelândia.

Em causa está a acusação norte-americana contra Dotcom e os seus três sócios - Bram Van Der Kolk, Finn Batato e Mathias Ortmann - relativamente ao portal Megaupload, alegando violação dos direitos de autor, lavagem de dinheiro e outros crimes.

Kim Dotcom foi detido em janeiro de 2012 juntamente com os seus sócios numa operação orquestrada pelo FBI à sua mansão nos arredores de Aucklamd, tendo sido confiscados vários bens do empresário, encerrado o portal Megaupload e congeladas as suas contas bancárias.

Apesar do empresário e sócios terem conseguido a liberdade condicional, enfrentam uma dura batalha legal com a Nova Zelândia e uma possível extradição para os Estados Unidos.

A "Motion Picture Association of America" (MPAA), órgão que representa a indústria de cinema dos EUA, acusa o Megaupload e seus operadores de "facilitar, incentivar e beneficiar da violação dos direitos de autor de filmes e produções para a televisão ".

A plataforma é acusada de causar perdas à indústria de cinema e música no valor de 500 milhões de dólares (363 milhões de euros), obtendo um lucro pessoal de 175 milhões de dólares (127 milhões de euros).

FAR // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.