Michelle Obama une-se à campanha internacional pela libertação das meninas nigerianas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 07 mai (Lusa) - A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, uniu-se na quarta-feira com uma mensagem e uma fotografia à campanha internacional na rede social Twitter pela libertação de mais de 200 raparigas nigerianas sequestradas por um grupo terrorista islamita.

"As nossas orações estão com as meninas nigerianas desaparecidas e com as suas famílias. É tempo de as trazer de volta", escreveu Michelle Obama na sua conta da rede social Twitter.

A primeira-dama acompanhou as suas palavras com uma fotografia em que aparece com o rosto sério e segurando uma placa com o slogan "BringBackOurGirls", uma iniciativa que cruza as redes sociais no mundo inteiro.

O Governo dos EUA anunciou na quarta-feira o envio de uma dúzia de militares para ajudar as autoridades nigerianas no resgate de cerca das 275 crianças sequestradas.

Os fundamentalistas do grupo terrorista islamita, Boko Haram, pretendem criar um estado islâmico no norte da Nigéria, essencialmente muçulmano, ao contrário do sul, onde os cristãos estão em maioria.

"A educação ocidental é um pecado" é o significado de Boko Haram em haussa, a língua mais falada no norte do país mais populoso de África, com 160 milhões de habitantes.

Ativo há cinco anos, o Boko Haram tem realizado inúmeros atentados - são-lhe atribuídos mais de 1.500 mortos só este ano - e ataques a escolas, liceus e universidades, mas os sequestros em massa de adolescentes são um facto novo.

FAR (PAL) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.