Homicídio de crianças mostra vulnerabilidade das Honduras na proteção infantil

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tegucigalpa, 08 mai (Lusa) - A morte de 12 crianças nos últimos dias mostra a crescente vulnerabilidade das Honduras para proteger as crianças da violência que afeta o país, onde já morreram 352 menores de 23 anos em 2014, informaram os especialistas dos direitos humanos.

Para o sociólogo hondurenho Eugenio Sosa, as mortes, que as autoridades estão a investigar, "refletem a vulnerabilidade" do Estado em proteger e garantir os direitos a mais de 3,5 milhões de crianças que vivem no país da América Central.

As autoridades presumem que as mortes das últimas semanas de, pelo menos, oito crianças, incluindo dois irmãos, aconteçam devido à recusa dos jovens em pertencer aos gangues.

"A violência nas Honduras ocorre com maior intensidade e com métodos cada vez mais brutais", disse o sociólogo, que condenou o assassinato de crianças no país, considerado um dos mais violentos do mundo.

Este país é considerado um dos mais violentos do mundo, onde cerca de 325 jovens com menos de 23 anos perderam as suas vidas nos primeiros quatro meses deste ano, informou José Ruela, diretor da Casa Aliança nas Honduras.

A violência nas Honduras gera uma média de 15 homicídios por dia, segundo as autoridades, em que 70% dos crimes são atribuídos a grupos de crime organizado, tráfico de drogas e gangues.

FAR // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.