Sonae Indústria agrava prejuízos no primeiro trimestre para 26 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Maia, 07 mai (Lusa) -- Os prejuízos da Sonae Indústria aumentaram no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo de 2013 de 16 para 26 milhões de euros, revelou hoje a empresa, que vai iniciar um aumento de capital até 150 milhões.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae Indústria anunciou um resultado líquido negativo de 26 milhões de euros, que, ainda assim, reduz as perdas atingidas no último trimestre do ano passado em sete milhões.

"Continuaremos a enfrentar importantes desafios ao longo do corrente ano, mas as melhorias graduais esperadas no panorama económico europeu, em conjunto com as iniciativas que estamos a implementar, serão fundamentais para o desempenho da empresa em 2014 e para a capacidade de melhorarmos os níveis de rentabilidade operacional", referiu o presidente executivo da empresa, Rui Correia.

A par do aumento de capital, foi alcançado "um acordo com os dois principais bancos credores, que representam a maioria do endividamento consolidado, para o refinanciamento da correspondente dívida em condições significativamente mais favoráveis, em termos de perfil de maturidade e de custo".

O volume de negócios da empresa foi de 300 milhões de euros durante os primeiros três meses de 2014, menos 3% do que o alcançado em igual período do ano passado.

O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) caiu 33% para 11 milhões de euros entre o primeiro trimestre de 2013 e o deste ano.

A Sonae Indústria concluiu já este ano a venda das duas fábricas de Le Creusot e Auxerre, em França, estando agora "numa fase já avançada de concretização do processo de redimensionamento" dos escritórios centrais de Paris.

"Começámos a implementar os investimentos estratégicos em Nettgau (linha de revestimento a melamina e equipamento de limpeza de madeira reciclada) e em Oliveira do Hospital (nova linha de revestimento a melamina)", referiu ainda Rui Correia.

TDI// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.