Saída "limpa" de Portugal reflete confiança, mas não significa fim do ajustamento - Fitch

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) -- A agência de notação financeira Fitch considerou hoje a 'saída limpa' de Portugal do resgate financeiro como um reflexo da confiança dos investidores, mas afirmou que não significa o fim do ajustamento.

"A decisão de Portugal de fazer uma saída limpa do seu programa FMI-UE [Fundo Monetário Internacional -- União Europeia] e o seu regresso bem sucedido aos mercados de capitais (...) reflete a confiança dos investidores no progresso do país desde 2011", refere a agência de 'rating' num comunicado hoje divulgado e intitulado "Saída limpa de Portugal não marca o fim do ajustamento".

A decisão do Governo português, acrescenta a Fitch, reflete também "a forte liquidez" do mercado e a procura de capital enquanto as taxas de juros estão baixas.

A agência ressalva, no entanto, que, "sem um programa cautelar, o risco de Portugal ser apanhado numa futura crise de volatilidade de mercado não pode ser totalmente afastado", mas salienta que a "almofada financeira" de Portugal "mitiga" esse risco.

A Fitch estima que Portugal continue com um défice excessivo até 2015, o que deverá ancorar a política orçamental e implicar um ajuste orçamental "substancial a médio prazo".

Sobre a medida apresentada pelo Governo, no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), de devolver, no próximo ano, 20% do salário cortado aos funcionários públicos, a agência considera que não se trata de uma medida de "enfraquecimento do compromisso" de reduzir o défice, e espera que tenha uma "impacto neutro" sobre a dinâmica da dívida.

A Fitch classificou, a 11 de abril, a dívida portuguesa com a notação de 'BB+'.

VP/CSJ// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.