Info

PR convida homólogo ucraniano a visitar Portugal no primeiro trimestre do ano

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 jan 2021 (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para visitar Portugal durante o primeiro trimestre do ano, período correspondente à presidência portuguesa da União Europeia (UE).

De acordo com uma nota divulgada na página da Presidência da República na Internet, os presidentes português e ucraniano conversaram durante uma hora.

Durante a conversa, Volodymyr Zelensky "renovou o convite ao seu homólogo português para uma visita oficial à Ucrânia", ao qual Marcelo Rebelo de Sousa respondeu com um convite "para visitar Portugal durante a presidência portuguesa da UE no primeiro semestre de 2021".

O Presidência da Ucrânia "felicitou o seu colega pelo início da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia" e sublinhou que Kiev "conta com a colaboração e apoio da Presidência portuguesa na implementação dos acordos da 22.ª Cimeira Ucrânia -- UE".

Entre os vários assuntos debatidos, os líderes de Portugal e da Ucrânia conversaram sobre "a intensificação da cooperação comercial e económica" entre os dois países, assim como "a continuação do diálogo no mais alto nível".

"Estou otimista com o aumento do volume de negócios comerciais dos nossos países", considerou o chefe de Estado ucraniano, segundo o mesmo comunicado.

"Os interlocutores concordaram em realizar uma Terceira reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica o mais rápido possível", acrescenta a nota.

A pandemia não ficou de fora da conversa e o Presidente ucraniano "levantou a questão da distribuição solidária da vacina certificada e a possibilidade de obtê-la na Ucrânia num futuro próximo".

O comunicado dá ainda conta de que Marcelo Rebelo de Sousa "lembrou que a Ucrânia e Portugal fazem parte da Europa" e, por isso, "apoia as aspirações de integração europeia" daquele país de leste.

A integração da Ucrânia na NATO também foi discutida na conversa.

AFE // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo considera que encerramento das escolas "é uma boa solução"

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa e candidato a novo mandato Presidencial, depois da Ministra da Saúde, Marta Temido, admitir o encerramento imediato das escolas face à pandemia de Covid-19, afirma que "fechar as escolas é uma boa solução".

Ministra da Saúde admite fecho de escolas de imediato devido à pandemia do Covid-19

Marta Temido, Ministra da Saúde, em entrevista à RTP, disse que o país poderá ter de fechar todas as escolas de imediato. No entanto remete a decisão final sobre o assunto para o conselho de ministros desta quinta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa aponta segunda volta como provável caso abstenção atinja 70%

O Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, apontou hoje uma segunda volta como provável, "quase inevitável", no caso de a abstenção nas eleições presidenciais de domingo atingir os 70%.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.