Ataque armado na principal estrada de Moçambique provoca um ferido

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 07 mai (Lusa) - Uma pessoa ficou ferida durante um ataque armado hoje a uma coluna de veículos na principal estrada moçambicana, na zona onde se têm registado ataques que o Governo atribui à Renamo, noticiou hoje a Rádio Moçambique.

Segundo aquela estação pública, a vítima seguia numa viatura da coluna militar que tem escoltado o transporte rodoviário no troço entre o Rio Save e o Posto Administrativo de Muxúnguè, na província de Sofala, centro do país.

A circulação no referido trajeto tem sido feita com proteção militar, desde abril do ano passado, quando começaram a ocorrer ataques de homens armados a veículos, que o Governo atribui à Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), mas que o movimento nunca assume nem desmente de forma direta.

Após uma trégua, as incursões às colunas militares recomeçaram no sábado, alguns dias depois de a Renamo ter acusado o Governo de aumentar a presença militar no distrito de Gorongosa, centro do país, onde o presidente do partido, Afonso Dhlakama, diz estar refugiado, desde outubro do ano passado, quando foi desalojado pelo exército do acampamento onde vivia.

Numa declaração hoje à imprensa em Maputo, o porta-voz da Renamo, António Muchanga, anunciou que o movimento vai suspender as suas ações militares em Gorongosa, para permitir que a população local se recenseie para as eleições gerais de 15 de outubro, antes do fim do registo eleitoral na próxima sexta-feira.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.