PS apoia intenção do Governo de reaver 500MEuro à Galp

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) - O PS apoia o Governo na intenção de proceder a um reequilíbrio do contrato de concessão com a Galp, que poderá permitir uma redução de 5% no preço do gás natural, alertando que espera não seja uma medida eleitoralista.

"Não tenha dúvidas, terá o nosso apoio", afirmou hoje o deputado socialista Rui Paulo Figueiredo, no Parlamento, depois do ministro da Energia, Moreira da Silva, ter desafiado o PS a tomar uma posição sobre a medida constante do terceiro pacote de cortes no setor energético.

Ainda assim, Rui Paulo Figueiredo disse temer que o governante "esteja a ser contagiado pela política dos anúncios".

Antes, Moreira da Silva havia referido não ter ouvido "nem uma palavra do maior partido da oposição. Se consideram que esta é ou não uma renda excessiva".

"Gostava de perceber se o PS apoia ou não esta vontade do Governo partilhar com os consumidores os benefícios da Galp", acrescentou.

O Governo considera que a Galp teve mais-valias de quase 500 milhões de euros no âmbito dos contratos de aquisição na Nigéria e na Argélia, que não foram partilhadas pelos consumidores e poderão permitir que num período de três ou quatro anos se reduza o preço do gás natural de quase 5%.

Moreira da Silva admitiu que a medida está a causar "forte controvérsia entre o Governo e a Galp", considerando que "não é uma matéria simples, mas é preciso determinação e trabalho".

No final de abril, a Galp Energia defendeu que não existem "fundamentos económicos ou jurídicos" para o Governo avançar para um reequilíbrio do contrato de concessão, que permitiria reduzir a fatura dos consumidores de gás natural em 5%.

JNM/EA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.