Governo "muito empenhado" na reabilitação dos carrilhões do convento de Mafra

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 07 mai (Lusa) -- O secretário de Estado da Cultura afirmou hoje que o Governo está "muito empenhado" na reabilitação dos carrilhões do convento de Mafra, estando já a trabalhar na alocação de verbas para a obra "poder avançar ainda este ano".

"O Governo está muito empenhado na reabilitação da situação dos carrilhões, que vem desde 2004. Os carrilhões infelizmente ao longo das décadas sofreram bastantes problemas sucessivos, este é o mais recente, que, de facto, se agudizou em 2004, e de 2004 até hoje infelizmente nada foi feito", afirmou Jorge Barreto Xavier.

Sobre o custo e modos de financiamento das obras de reabilitação dos carrilhões do Palácio-Convento de Mafra, que estão entre os sete monumentos mais ameaçados da Europa, o governante apenas referiu que "há montantes" que estão a ser trabalhados pela Secretaria de Estado da Cultura, em articulação com as Finanças, "para poder avançar ainda este ano com um processo de reabilitação".

A organização Europa Nostra anunciou no domingo que os carrilhões do Palácio-Convento de Mafra, no distrito de Lisboa, estão entre os sete monumentos mais ameaçados da Europa.

Para Barreto Xavier, esta sinalização é "uma chamada de atenção que é importante para contribuir para que a obra se faça com a celeridade possível" e "também facilita linhas de financiamento junto do Banco Europeu de Investimento".

Falando à margem de uma visita que realizou esta manhã ao edifício da Alfândega do Porto, Barreto Xavier destacou que a reabilitação dos carrilhões "tem algumas questões de ordem técnica bastante significativas a cuidar".

"Não se pode reabilitar de qualquer forma para evitar erros do passado", sublinhou.

O secretário de Estado referiu não dispor do custo global da reabilitação, lembrando que é o próprio Convento de Mafra que está a fazer esse levantamento, que ainda não está concluído.

No dia 12 de março, o secretário de Estado da Cultura afirmou no parlamento que os carrilhões do convento iam ser restaurados, adiantando que os fundos necessários para a sua salvaguarda "atingem largos milhões de euros".

"Vamos usar dois milhões do Fundo de Salvaguarda do Património, mas é preciso mais", disse, sublinhando que este restauro "é uma das prioridades" do Governo por se tratar do "maior conjunto do mundo" de carrilhões.

Os carrilhões de Mafra constituem um conjunto único no mundo de 120 sinos em bronze, sendo que o maior data do século XVIII, realçou a Europa Nostra.

JAP (DD/NL/AG) // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Sorteio sem totalistas mas 19 terceiros prémios 'aterram' em Portugal

Nenhum apostador conquistou o primeiro prémio do sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, não havendo assim nenhum felizardo a levar para casa 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eis a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já são conhecidos os números da sorte do sorteio EuroDreams desta segunda-feira. 

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".