Governo "muito empenhado" na reabilitação dos carrilhões do convento de Mafra

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 07 mai (Lusa) -- O secretário de Estado da Cultura afirmou hoje que o Governo está "muito empenhado" na reabilitação dos carrilhões do convento de Mafra, estando já a trabalhar na alocação de verbas para a obra "poder avançar ainda este ano".

"O Governo está muito empenhado na reabilitação da situação dos carrilhões, que vem desde 2004. Os carrilhões infelizmente ao longo das décadas sofreram bastantes problemas sucessivos, este é o mais recente, que, de facto, se agudizou em 2004, e de 2004 até hoje infelizmente nada foi feito", afirmou Jorge Barreto Xavier.

Sobre o custo e modos de financiamento das obras de reabilitação dos carrilhões do Palácio-Convento de Mafra, que estão entre os sete monumentos mais ameaçados da Europa, o governante apenas referiu que "há montantes" que estão a ser trabalhados pela Secretaria de Estado da Cultura, em articulação com as Finanças, "para poder avançar ainda este ano com um processo de reabilitação".

A organização Europa Nostra anunciou no domingo que os carrilhões do Palácio-Convento de Mafra, no distrito de Lisboa, estão entre os sete monumentos mais ameaçados da Europa.

Para Barreto Xavier, esta sinalização é "uma chamada de atenção que é importante para contribuir para que a obra se faça com a celeridade possível" e "também facilita linhas de financiamento junto do Banco Europeu de Investimento".

Falando à margem de uma visita que realizou esta manhã ao edifício da Alfândega do Porto, Barreto Xavier destacou que a reabilitação dos carrilhões "tem algumas questões de ordem técnica bastante significativas a cuidar".

"Não se pode reabilitar de qualquer forma para evitar erros do passado", sublinhou.

O secretário de Estado referiu não dispor do custo global da reabilitação, lembrando que é o próprio Convento de Mafra que está a fazer esse levantamento, que ainda não está concluído.

No dia 12 de março, o secretário de Estado da Cultura afirmou no parlamento que os carrilhões do convento iam ser restaurados, adiantando que os fundos necessários para a sua salvaguarda "atingem largos milhões de euros".

"Vamos usar dois milhões do Fundo de Salvaguarda do Património, mas é preciso mais", disse, sublinhando que este restauro "é uma das prioridades" do Governo por se tratar do "maior conjunto do mundo" de carrilhões.

Os carrilhões de Mafra constituem um conjunto único no mundo de 120 sinos em bronze, sendo que o maior data do século XVIII, realçou a Europa Nostra.

JAP (DD/NL/AG) // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.