Alunos retratam desertificação e trabalho na vinha em Mesão Frio

| Norte
Porto Canal / Agências

Mesão Frio, 21 jun (Lusa) -- Dezoito alunos da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) apresentam no dia 28, em Mesão Frio, três documentários e sete projetos fotográficos que retratam o concelho, desde o trabalho na vinha à desertificação.

A iniciativa "Mesão Frio: Percursos de uma identidade" resulta de uma residência artística de fotografia e cinema documental do mestrado em Comunicação Audiovisual da ESMAE.

A organização refere, em comunicado, que esta mostra pretende levar os visitantes numa viagem pelo concelho duriense, "acompanhando as gentes e lugares que coabitam entre um progresso turístico permanente e um desenvolvimento social, económico e cultural lento e, por vezes, esquecido".

Nestes trabalhos, feitos com a colaboração das populações locais, os estudantes exploraram os cenários de desertificação das aldeias, o trabalho na vinha, os trabalhadores e os caseiros das grandes quintas -- os "últimos resistentes de uma geração que não se irá renovar".

Mergulham ainda na paisagem deste território, construída em socalcos a partir do rio, e nas instituições do concelho, como no lar de idosos onde sobrevivem os mais velhos e mostram algumas das últimas pessoas que nasceram no hospital da misericórdia local.

Mesão Frio é um pequeno concelho da Região Demarcada do Douro, encravado entre o rio e a serra, onde a principal atividade económica é a vitivinicultura e que vive debaixo do estigma de ser um dos territórios do país com a maior taxa de desemprego.

Os projetos fotográficos vão ser apresentados num hotel de Cidadelhe e a exposição destes trabalhados vai prolongar-se até 10 de julho, ocupando espaços no bar, corredores, capela, cozinha e na antiga adega deste solar.

A antestreia dos filmes decorre, também no dia, no Auditório Municipal de Mesão Frio. No dia 29 haverá uma projeção aberta ao público.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Mesão Frio e a colaboração das juntas de freguesia de Cidadelhe e Barqueiros, e da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.