Covid-19: Israel regista recorde diário de 9.589 casos e mantém confinamento

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Jerusalém, 12 jan 2021 (Lusa) - O Ministério da Saúde de Israel anunciou que 9.589 novos casos do SARS-CoV-2 foram hoje detetados no país, o maior número desde o início da pandemia, elevando o total de infeções para mais de meio milhão.

Com estes novos casos, Israel, que tem nove milhões de habitantes, atingiu 504.269 infetados desde o início da pandemia, dos quais quase 75.000 casos ainda estão ativos e mais de 1.000 pessoas estão em estado grave.

Há mais de três meses que Israel não registava um número recorde de infeções, sendo que já se passaram quase três semanas após o início do terceiro confinamento no país.

Este novo recorde de casos coincide com o aumento dos testes realizados, que ultrapassaram os 129 mil na segunda-feira, situando a taxa casos positivos em 7,6%.

No início de outubro, quando se registava um número recorde de infeções próximo a 9.000, a quantidade de testes realizados era bem menor e mais de 13% destes eram positivos.

Israel está também está a realizar uma rápida campanha de vacinação.

Ao mesmo tempo em que aumentam as infeções, sobe também o número de israelitas vacinados contra o SARS-CoV-2, que já representam mais de 20% da população.

De acordo com os dados de saúde mais recentes, mais de 1.850.000 pessoas já receberam a primeira dose e, esta semana, muitas delas já receberam a segunda.

A meta do Governo é que até ao final de março todos os maiores de 16 anos tenham sido vacinados. Este é um prazo ambicioso mas que, após a chegada de mais doses de vacinas da Pfizer e da Moderna, aponta para mais de 150.000 aplicações diárias.

O atual confinamento, que vai durar pelo menos até 21 de janeiro, restringe a movimentação a no máximo um quilómetro de casa, limita as reuniões a máximo de cinco pessoas dentro de uma residência e 10 no espaço exterior, além de manter as escolas encerradas, entre outras restrições severas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,9 milhões de mortos num total de mais de 90 milhões de casos em todo o mundo.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

CSR // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial