Novo presidente do Lar do Comércio em Matosinhos quer criar cuidados continuados

Novo presidente do Lar do Comércio em Matosinhos quer criar cuidados continuados
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente do Lar do Comércio, que tomou hoje posse, quer criar uma valência de cuidados continuados e “restituir dignidade” a esta instituição de Matosinhos, que registou mais de 100 infetados e 24 mortes por covid-19.

“Vamos colocar a instituição no local onde já esteve pelas melhores referências, pelas boas práticas na assistência e pela humanização na prestação dos cuidados”, disse António Bessa na cerimónia de tomada de posse.

Apesar de focado em “devolver” à instituição “tudo o que perdeu nestes últimos anos”, o agora diretor assume, contudo, estar ciente de que o rumo desta não se muda de um dia para o outro.

Mas considera-se “determinado” a “curar as feridas abertas” e a prevenir que estas não se repitam.

Outro dos objetivos traçados assenta na criação de uma valência de cuidados continuados, algo que considera “essencial” numa instituição como o Lar do Comércio.

Em 2017, António Bessa despediu-se do cargo de vice-presidente por não concordar com “algumas coisas que lá se passavam”.

Desde 1991 que a liderança estava a cargo de José Moura, que decidiu retirar a sua candidatura às eleições, depois do anúncio da encabeçada por o agora presidente.

A 19 de outubro de 2020 foi divulgado um relatório da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA), segundo o qual tinham sido detetados indícios de “violação grave” de direitos humanos no Lar do Comércio e o “incumprimento reiterado” de orientações recebidas em vistorias.

Depois de o Ministério Público instaurar um inquérito à instituição, fonte do próprio Lar do Comércio disse em 02 de outubro à agência Lusa que uma diretora técnica da instituição foi constituída arguida.

Acrescentou que a própria instituição não foi constituída arguida no inquérito criminal em curso no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Matosinhos, mas admitiu que dirigentes do lar venham a ser ouvidos pelo procurador.

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Mirandela. Aberto concurso para construção de central de compostagem no Cachão

A empresa Águas do Norte S.A publicou esta terça-feira em Diário da República o anúncio do concurso público para a obra de conceção e construção de uma central de compostagem no Cachão, no concelho de Mirandela, distrito de Bragança.