Covid-19: Itália com mais de 18 mil novos casos e 361 mortos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 10 jan 2021 (Lusa) - Itália registou 18.627 novos casos de infeção por covid-19 e morreram 361 pessoas nas últimas 24 horas, indicou hoje o Ministério da Saúde.

Desde o início da pandemia de covid-19 no país, em fevereiro, já foram infetadas pelo novo coronavírus mais de 2,2 milhões de pessoas e registaram-se 78.755 óbitos.

Nas últimas 24 horas realizaram-se 139.758 testes de rastreio, indicando que a taxa de positividade é de 13,3%. No sábado, a taxa de positividade era de 11,4%.

O número de pessoas hospitalizadas continua a aumentar e, a nível nacional, estão internadas 23.427 doentes (mais 167 do que no sábado), dos quais 2.615 em Unidades de Cuidados Intensivos (mais 22 do que no sábado).

A Lombardia é a região que registou mais novos casos, 3.267, e encontra-se atrasada na campanha de vacinação, tendo administrado apenas 38% das doses disponíveis, em comparação com a média nacional de 65%.

Entretanto, o Governo italiano está a finalizar um novo decreto com novas medidas de contenção da pandemia de covid-19, que entrará em vigor em 16 de janeiro.

Este fim de semana, todo o país esteve na "zona laranja", com as viagens entre regiões e municípios proibidas, bares e restaurantes fechados, exceto para 'take-away', e recolher obrigatório às 22:00.

A partir de segunda-feira as regiões de Emília-Romana, Lombardia, Veneto, Calábria e Sicília permanecerão na "zona laranja", enquanto o resto do país ficará na "zona amarela reforçada", com menos restrições.

A Itália estima vacinar seis milhões de pessoas contra a covid-19 até ao final de março.

De acordo com os mais recentes dados oficiais divulgados, desde o início da vacinação, em 27 de dezembro, a primeira dose da vacina já foi administrada a quase 590 mil pessoas.

VAM // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.