FMI envia a primeira tranche de ajuda financeira para a Ucrânia

| Economia
Porto Canal / Agências

Kiev, 07 mai (Lusa) -- O Banco Nacional da Ucrânia informou hoje que recebeu a primeira tranche de três mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) do Fundo Monetário Internacional (FMI) no quadro do programa de assistência financeira ao país.

"A primeira tranche chegou tal como previsto, o que demonstra o apoio das instituições financeiras internacionais em cooperar com a Ucrânia", refere o Banco Nacional da Ucrânia, em comunicado.

O banco já tinha informado que cerca de dois mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) destinam-se a cobrir o défice orçamental, sendo que a quantidade restante vai ser depositada em forma de reservas.

Após dois meses de negociações, o FMI aprovou, na semana passada, o empréstimo à Ucrânia e que corresponde a um total de 17 mil milhões de dólares (12,2 mil milhões de euros) durante os próximos dois anos.

A diretora do FMI, Christine Lagarde, disse durante as negociações que os "os riscos do programa são elevados".

"Em particular, uma escalada da tensão com a Rússia e a agitação no Este do país supõe um risco substancial para as perspetivas económicas", afirmou Lagarde.

O envio das próximas tranches da entidade financeira fica condicionado aos resultados das inspeções sobre o cumprimento do programa através de avaliações que se vão realizar de dois em dois meses.

PSP // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.