Covid-19: México com 1.038 mortos e mais de 14 mil novos casos em 24 horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do México, 09 jan 2021 (Lusa) - O México contabilizou 1.038 mortos devido à covid-19 e 14.362 novos casos nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades mexicanas.

Com o novo balanço, divulgado na sexta-feira, o total de óbitos registados no país, desde o início da pandemia de covid-19, subiu para 132.069 e o de contágios para 1.507.931.

Pelo terceiro dia consecutivo, o número de novos casos é o mais elevado no país desde o início da pandemia, em 28 de fevereiro de 2020, enquanto nos últimos quatro dias foram registadas mais de mil mortes diárias.

O México continua a ser o quarto país do mundo com mais mortes por covid-19, depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia, e o 13.º em número de infeções, de acordo com a contagem da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

As autoridades destacaram que 1.134.877 doentes recuperaram já da doença.

Desde que iniciou a campanha de vacinação, em 24 de dezembro, o México já vacinou 67.468 elementos do pessoal médico, que assiste doentes de covid-19, disseram as autoridades na conferência diária sobre a doença.

Até final deste mês, o Governo mexicano conta ter já vacinados 700 mil trabalhadores da área da saúde e começar a vacinação gratuita e gradual do resto da população, de 130 milhões de pessoas, em função das idades e das doenças crónicas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

EJ // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.