Frank Gehry galardoado com Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2014

| Mundo
Porto Canal / Agências

Oviedo, Espanha, 07 mai (Lusa) - O arquiteto norte-americano Frank Gehry foi hoje galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2014, em reconhecimento da "relevância e repercussões das suas criações" em vários países, com os quais "definiu e impulsionou a arquitetura".

A decisão foi anunciada pela Fundação Príncipe das Astúrias das Artes 2014 que, em comunicado, explica que a obra de Gehry se caracteriza por "um jogo virtuoso com formas complexas usando materiais inusitados, como o titânio, e inovação tecnológica que teve um impacto em outras artes".

Como exemplo dessa "arquitetura aberta natureza, lúdica, orgânica", a Fundação cita o Museu Guggenheim de Bilbau, que "além da sua excelência arquitetónica e estética, tem tido um enorme impacto económico, social e urbana" no espaço que o rodeia.

ASP // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial