Miguel Leal Coelho assumiu presidência interina do Centro Cultural de Belém

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) - O vogal do Conselho de Administração do Centro Cultural de Belém (CCB) Miguel Leal Coelho assumiu as funções da presidência interina até ser nomeado novo presidente, revelou hoje à agência Lusa fonte daquela entidade.

A presidência do CCB está a ser assegurada por aquele administrador, na sequência do falecimento, a 27 de abril, do romancista, poeta e ensaísta Vasco Graça Moura, aos 72 anos.

Contactada pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação do CCB indicou que "de acordo com a lei, é o vogal mais antigo que assume os poderes e as funções da presidência" da Fundação, até ser nomeado novo presidente pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Vasco Graça Moura tinha sido nomeado para o cargo em janeiro de 2012, em substituição de António Mega Ferreira, que liderava o CCB desde 2006.

Miguel Leal Coelho, que foi diretor do Centro de Espetáculos da entidade desde dezembro de 1993, é administrador do CCB desde 2010.

No Conselho de Administração da Fundação CCB está ainda a vogal Dalila Rodrigues, nomeada pela SEC em fevereiro de 2012.

Ainda segundo a mesma fonte, Vasco Graça Moura deixou prontas as linhas programáticas do CCB até 2015.

Com uma vasta obra na ensaística, romance, crónica, poesia e tradução de clássicos, Vasco Graça Moura foi também presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e comissário-geral de Portugal para a Exposição Universal de Sevilha, fez parte de vários governos e foi deputado pelo PSD.

Entre outras distinções, recebeu o Prémio Pessoa, o Prémio Virgílio Ferreira, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio de Poesia da PEN Clube Português.

AG // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Sorteio sem totalistas mas 19 terceiros prémios 'aterram' em Portugal

Nenhum apostador conquistou o primeiro prémio do sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, não havendo assim nenhum felizardo a levar para casa 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eis a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já são conhecidos os números da sorte do sorteio EuroDreams desta segunda-feira. 

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".