Covid-19: Novo surto num lar de Arraiolos tem 17 utentes e 11 funcionários infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Arraiolos, Évora, 08 jan 2021 (Lusa) - Um novo surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural do concelho de Arraiolos, no distrito de Évora, já infetou 28 pessoas, das quais 17 utentes e 11 funcionários, revelou hoje o vice-presidente da câmara.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente do Município de Arraiolos, Jorge Macau, indicou que o surto foi detetado esta semana no lar da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Igrejinha.

Segundo o autarca, a instituição tem 30 utentes no lar, dos quais 17 tiveram resultado positivo na testagem ao coronavírus SARS-CoV-2, o mesmo acontecendo com 11 funcionários.

O primeiro caso na instituição do vírus que provoca a covid-19 foi o de um funcionário que começou a ter sintomas da doença e fez um teste com resultado positivo, adiantou, realçando que, posteriormente, foram feitos testes rápidos e "alguns deram positivo".

Jorge Macau referiu que, dois dias depois da realização desses testes, uma equipa da Saúde Pública esteve no lar a fazer nova testagem e, mais tarde, veio a confirmação da existência dos 28 casos de infeção.

O autarca salientou que os utentes infetados estão isolados dos restantes residentes, enquanto os funcionários que tiveram resultado positivo estão a cumprir quarentena no respetivo domicílio.

A associação que gere o lar está a aguardar "orientações da Saúde Pública", observou, garantindo que a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) de Arraiolos, instalada no pavilhão multiusos, está preparada para receber pessoas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.590 pessoas dos 466.709 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 detetado, no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

SM // RRL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.