Detido cabecilha de "grupo de extrema esquerda" que atacou universidade na Venezuela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 07 mai (Lusa) - As autoridades venezuelanas anunciaram hoje a detenção de um alegado cabecilha de um "grupo de extrema esquerda" que na última segunda-feira incendiou uma universidade privada em Barquisimeto, estado de Lara, a oeste da capital.

"O alegado cabecilha do grupo de extrema esquerda que atacou a Universidade Fermín Toro foi detido pela polícia de Lara" anunciou o governador do estado, Henry Falcón.

Segundo o político, o detido foi identificado como Cristian Rafael Sánchez Padilla e na ação da polícia foi-lhe confiscado "equipamentos incendiários e subversivos não convencionais" entre os quais explosivos com "pregos incrustados".

"Apelo a que não se deixem utilizar por quem quer levar o país por caminhos afastados da democracia e da Constituição. O que aconteceu na Universidade Fermín Toro é um ato terrorista que condenamos", disse.

O ataque provocou elevados danos materiais e estruturais na universidade, destruindo "uma biblioteca com mais de 25 anos de teses de licenciatura, textos e investigações".

Henry Falcón instou a polícia política e as autoridades de investigação criminal a "desarticularem os grupos de extrema esquerda que promovem a violência" no país.

Antigo militante do Partido Socialista Unido da Venezuela, o partido do falecido presidente Hugo Chávez, Henry Falcón é agora presidente da "Avançada Progressista".

Em Caracas, na tarde da última terça-feira, grupos armados dispararam contra a sede da Universidade Católica Andrés Bello, quando vários estudantes protestavam contra a detenção de um colega.

Dois estudantes ficaram feridos durante o ataque em que foram ainda atiradas garrafas, pedras e foguetes. A universidade suspendeu as atividades académicas e administrativas.

Desde há três meses que se registam protestos diários em várias regiões da Venezuela contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro devido à crise económica, inflação, escassez de produtos, insegurança, corrupção, alegada ingerência cubana e a repressão por parte de organismos de segurança do Estado.

Alguns protestos degeneraram em confrontos violentos durante os quais, segundo o Ministério Público, morreram 41 pessoas, nove das quais funcionários policiais ou militares.

Por outro lado, 785 pessoas ficaram feridas, 2.730 foram detidas e apresentadas aos órgãos judiciais e 197 estão em prisão.

Segundo as autoridades venezuelanas 17 polícias estão detidos, três encontram-se em regime de apresentação periódica mensal, e existem cinco mandados por executar na sequência de investigações sobre alegadas violações do poder dos agentes.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.