Taiwan teme que Fórum de Defesa e Relações Exteriores na América Latina afecte alianças

| Mundo
Porto Canal / Agências

Taipé, 07 mai (Lusa) - Um relatório do Departamento de Segurança Nacional de Taiwan (BNS), apresentado hoje à Comissão Parlamentar de Defesa e Relações Exteriores, expressa preocupação face à criação de um Fórum de Cooperação entre a China e a América Latina.

Tendo em conta os efeitos do Fórum sobre Cooperação China-África, lançado em 2000, sobre os laços diplomáticos de Taiwan com seus aliados africanos, o BNS considera que a criação de um mecanismo semelhante com a América Latina poderá aumentar a atração de seus aliados para Pequim.

Relativamente aos laços com os Estados Unidos e a possibilidade de Washington ceder à China na questão de Taiwan, o BNS considera que a China não vai alcançar progressos significativos, dada a situação atual de concorrência entre Washington e Pequim.

China e Estados Unidos mantêm uma relação de concorrência, apesar das esperanças de ambas as partes para manter um relacionamento positivo, diz o relatório do BNS divulgado hoje e entregue aos meios de comunicação.

Dada a natureza competitiva, Taiwan não espera que Washington faça concessões a Pequim, apesar do crescente número de visitas bilaterais dos altos funcionários da China e dos Estados Unidos.

FAR // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial