Sete concelhos em risco muito elevado de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) -- Sete concelhos dos distritos de Faro, Guarda e Viseu apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com este instituto, os concelhos de Vila do Bispo, Monchique (Faro), Sabugal, Gouveia, Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) e Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu) estão hoje sob risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou na terça-feira 31 incêndios, que foram combatidos por 208 operacionais com o apoio de 65 veículos.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro, céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do cabo Raso até ao início da manhã e para o final do dia, vento em geral fraco, predominando de noroeste, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima no litoral da região centro.

No sul, prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da manhã, vento fraco a moderado de noroeste e pequena descida temperatura máxima no Alentejo.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 22 graus Celsius, no Porto 19º, Faro, Castelo Branco, Évora e Beja 27º, Bragança 26º, Guarda e Angra do Heroísmo 21º, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 20º e Funchal 22º.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.