Startup Braga arranca hoje com 10 empresas com Passos Coelho a marcar presença

| Economia
Porto Canal / Agências

A Startup Braga, incubadora e aceleradora de empresas inovadoras, que conta entre os seus parceiros com a Microsoft Ventures, arranca hoje com 10 empresas, uma cerimónia de lançamento que conta com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

"Vamos dar hoje início à atividade da Startup Braga, uma 'hub' de inovação, aceleradora e incubadora", que tem uma "parceria forte com a Microsoft Ventures", o que lhe permite a ligação a uma rede internacional, que vai desde Tóquio a Londres ou Seattle, explicou à Lusa o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira.

"A Startup Braga é uma das iniciativas da InvestBraga e a sua abertura oficial vai contar com a presença do primeiro-ministro", disse o antigo secretário de Estado do Empreendedorismo e Inovação.

Carlos Oliveira acrescentou que as startups que venham a estar ligadas ao projeto vão poder ter acesso a uma rede internacional.

"O nosso modelo é de Braga para Portugal e para a Europa, [a startup Braga] é uma aceleradora, incubadora de empresas que pretende ser um pilar no desenvolvimento do ecossistema do empreendedorismo nacional", sublinhou.

Com um campus de 4.400 metros quadrados, mais do que a quantidade, "a nossa aposta é na qualidade das startups, queremos acima de tudo atrair os melhores empreendedores e startups que possam ter sucesso em Portugal e no mundo", disse Carlos Oliveira.

O responsável explicou que o projeto tem uma rede mentores e de especialistas para ajudar as empresas.

"É uma rede de mentores bastante forte, desde o Brasil, Inglaterra até aos nacionais, que irá dar uma maior credibilidade a este conceito", à qual se junta "um conjunto de especialistas reputados nas suas áreas" para ajudar as empresas inovadoras.

A Startup Braga apresenta três tipos de programas: de incubação, pré-aceleração e aceleração.

"Todos estes programas são por candidaturas. Não há entradas diretas e serão selecionadas empresas que estejam de acordo com os critérios de seleção", garantiu Carlos Oliveira.

O programa de incubação apoia empresas que precisem de espaços para se localizar, sendo-lhes garantido ainda apoio nas áreas jurídica, de gestão, direito e acesso a um conjunto de parceiros.

"Este programa de incubação está direcionado para empresas com inovação, não há área específica, o objetivo é que as empresas tenham menos de 36 meses", disse Carlos Oliveira, acrescentando que o arranque da startup Braga acontece com 10 empresas.

"Temos, no limite, capacidade para chegar a 30 ou 40 empresas anualmente", disse.

Já o programa de pré-aceleração tem como objetivo encontrar "no mundo académico, e não só, tecnologia e conhecimento que pode ser transformado em startup". O projeto arranca contando também com a Universidade do Minho como parceira.

Assim, uma equipa de pessoas na área do investimento visitará a universidade para detetar oportunidades e convidar estudantes ou professores para o programa, que será intensivo de cinco dias, e no final, após uma avaliação, até se poderá avançar para uma nova startup, explicou o antigo governante.

O programa de aceleração, que será de 16 semanas, irá selecionar 10 empresas por edição. Neste projeto, "as empresas terão um programa com mentores nacionais e internacionais que ajudarão a robustecer as startups", disse.

O sucesso da Startup Braga "vai ser medido pelas empresas que lá estiverem e, portanto, para nós as métricas são a prazo a criação de emprego, mais exportações e internacionalizações".

Lançada a 06 de março, a InvestBraga tem três grandes áreas: dinamização económica e atração de investimento, a Startup Braga e os eventos, e tem um orçamento total de 250 mil euros.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.