Governo e camponeses colombianos suspendem diálogo para acabar com a greve

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bogotá, 07 mai (Lusa) - As conversações entre os líderes do Governo e camponeses para acabar com a greve que afeta várias regiões da Colômbia foram suspensas na terça-feira, após as partes não conseguirem finalizar a questão do refinanciamento das dívidas dos pequenos agricultores.

O ministro da Agricultura, Rubén Darío Lizarralde, disse aos jornalistas que as negociações com o movimento de defesa dos agricultores continuarão na próxima semana, depois do conselho do Banco Agrícola se reunir e definir, de forma autónoma, como será processada a compra da dívida.

Os camponeses começaram a 28 de abril uma greve em protesto contra a alegada violação dos acordos com o Governo conseguidos aquando da greve de agosto e setembro de 2013.

O ministro do Interior, Aurelio Iragorri Valencia, disse que os protestos provocaram já dezenas de feridos, mais concretamente 61 polícias e 66 camponeses.

"Rejeitamos estes atos de violência e bloqueios das estradas que surgiram na zona de Huila", disse o ministro, em referência ao protesto nessa região, uma das mais afetadas pela greve.

Aurelio Iragorri Valencia acrescentou ainda que o Governo mobilizou 40 camiões para fornecer alimentos para as zonas de Caquetá e Putumayo, ambas no sul do país, com bloqueios de estradas de acesso a essas áreas.

FAR // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.