Urnas abriram na África do Sul para 5.ª eleição multirracial

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, 07 mai (Lusa) -- As urnas abriram hoje na África do Sul para que os 25,3 milhões de eleitores do país escolham os seus representantes no parlamento bicameral, numa eleição em que o Congresso Nacional Africano (ANC), no poder, deverá vencer.

Com o ato eleitoral de hoje os sul-africanos realizam pela quinta vez eleições multirraciais.

Vencedor de todas as eleições desde 1994, quando se realizou o primeiro escrutínio multirracial, o ANC recolhe 63 por cento das intenções de voto, segundo a última sondagem divulgada pelo instituto Ipsos.

Apesar do desemprego, que atinge um quarto da população ativa, de metade dos sul-africanos viverem abaixo do nível de pobreza e da corrupção, o ANC regista na sondagem apenas menos três pontos percentuais que o conseguido nas eleições de 2009.

Continuando o ANC no poder, o seu líder e Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, será reconduzido pelo parlamento.

O principal partido da oposição, a Aliança Democrática (AD), liderado por Helen Zille, poderá conseguir 22 por cento dos votos, um aumento de quase seis pontos percentuais desde as últimas eleições, e manterá o controlo da província do Cabo Ocidental, de acordo com o inquérito do Ipsos.

O resultado que será obtido pelos estreantes Lutadores da Liberdade Económica, do antigo líder da juventude do ANC Julius Malema, suscita curiosidade.

A defesa de nacionalizações e de apreensão de terras render-lhe-á cinco por cento dos votos, segundo a sondagem do Ipsos.

Trinta e três partidos políticos apresentam candidatos às quintas eleições gerais desde o fim do "apartheid", há 20 anos.

Em causa estão os 400 lugares da assembleia nacional (câmara baixa que elege o presidente do país) e os 90 do conselho nacional de províncias (câmara alta).

As assembleias de voto abrem às 07:00 (06:00 em Lisboa) e encerram às 21:00.

JCS (PAL) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.