Sismo de magnitude 6,1 sacudiu Papua Nova Guiné

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 07 mai (Lusa) -- Um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter sacudiu hoje as águas a este da papua Nova Guiné sem que, para já, tenham sido reportadas vítimas ou declarado alerta de tsunami.

O sismo ocorreu às 14:20 (05:20 em Lisboa) e o seu hipocentro foi localizado a um metro de profundidade e a 94 quilómetros a sudoeste de Panguna, na Papua Nova Guiné, revelou o Serviço Geológico norte-americano, que regista a atividade sísmica em todo o mundo.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental faz parte do território indonésio, está assente no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que anualmente é atingida por cerca de 7.000 sismos, a maioria moderados.

Em 1998 um sismo de magnitude 7 atingiu o mar de Bismarck, na zona este da papua Nova Guiné provocando um tsunami que destruiu dezenas de aldeias e provocou mais de 2.200 mortos.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.