Marisa Matias critica falta de investimento no porto da Nazaré

| Política
Porto Canal

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias, Marisa Matias, criticou hoje que o porto da Nazaré tenha ficado de fora do plano de infraestruturas 2014/2020 considerando “uma asneira” a falta de investimento no litoral.

“Houve uma escolha clara do Governo [no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas) em fazer apostas nas infraestruturas portuárias no setor dos portos comerciais, o que deixa o porto da Nazaré de fora”, criticou hoje na Nazaré a Marisa Matias lamentando a “falta de investimento” quer na atividade turística quer piscatória.

A eurodeputada que hoje se reuniu com responsáveis pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e da Docapesca, afirmou no final do encontro temer que “sejam repetidas no litoral as muitas asneiras que já foram feitas em termos de coesão territorial e que resultaram, por exemplo, no abandono do interior”.

“Esperamos seriamente que essas asneiras não sejam repetidas no litoral, porque já muito pouco resta de Portugal e convém defender ainda o que temos”, afirmou a cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) às eleições europeias de 25 de maio.

Defendendo “um modelo [de investimento público] completamente diferente do que tem sido feito em função das políticas de austeridade”, Marisa Matias sublinhou a necessidade de “investir no interior mas também no litoral”, sobretudo, em “infraestruturas que têm maior ligação à atividade económica e social das regiões”.

Na Nazaré, onde visitou o porto de pesca e ouviu pescadores, a candidata sublinhou a necessidade de investimentos não apenas relacionados com a pesca mas também “com as questões turísticas e o desenvolvimento de outras atividades ligadas ao mar, que aqui poderiam ser criadas, não apenas em termos de surf, mas de observação de pássaros, por exemplo”.

Recusando resignar-se a “escolhas politicas que têm sempre uma lógica de escala e de concentração e que deixam ao abandono o resto do território”, a candidata do BE lembra ao Governo que “o setor portuário é muito mais que o setor portuário comercial” e garante que, se for eleita, travará em Bruxelas “muitas batalhas pela regulamentação que falta” ao setor da pesca.

No que respeita à politica comum de pescas e ao fundo relativo à remodelação da frota pesqueira, a eurodeputado pretende intervir para “tentar que ao nível da regulamentação se minimizem alguns erros de pré desenho de quotas, que permita equilibrar bem os pilares económico, social e ambiental”.

Marisa Matias foi acompanhada na visita à Nazaré pela coordenadora bloquista Catarina Martins e participará esta noite num jantar-comício, em Leiria, que contará também com as presenças de José Peixoto e Francisco Alves.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.