Mundial de Downhill em Skate passa "a 100 à hora" por Gaia em Agosto

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 06 mai (Lusa) -- A sexta etapa do Campeonato Mundial de Downhill em Skate passa por Gaia entre 14 e 17 de agosto, com mais de 200 atletas "a 100 à hora", sempre a descer pelas ruas do centro até chegar ao cais.

Nuno Pereira, designer, 27 anos, dedicou-se há quatro ao downhill em skate e este ano é o primeiro português a participar no campeonato mundial, tendo até conseguido que uma das etapas passasse pela sua cidade, Vila Nova de Gaia.

E o que é o downhill skate? "É andar de skate a 100 à hora, é como uma corrida de carros ou de motas, só que não tem motor e é sempre a descer", respondeu o atleta, que convenceu a Federação Internacional daquela modalidade a trazer uma das dez etapas para "mais perto das pessoas", mesmo para o meio da cidade de Gaia.

A prova irá passar pelas ruas Soares dos Reis, Sá da Bandeira, Teixeira Lopes, Conselheiro Veloso da Cruz e Serpa Pinto, passando pelas caves de Vinho do Porto e acabando no Cais de Gaia.

Nuno Pereira explicou que durante o campeonato irá "representar a região, conhecida pelo vinho do Porto" e é por isso mesmo que a corrida acaba ali, junto ao Cais de Gaia, "no coração da zona e da indústria que representa a região e Portugal".

Esta tarde, na apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, elogiou a organização da prova que, afirmou, "introduz no cartaz de verão do município uma componente jovem e multidimensional que completa as tradicionais festividades dessa época".

A etapa em Portugal, a primeira do campeonato mundial em ambiente urbano, contará com 240 atletas vindos de todas as partes do mundo, a descer pelas ruas de Gaia, passando "mesmo à porta" de quem quiser assistir.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão. 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029. 

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.