Banco de Portugal entrega 202 ME em dividendos ao Estado, menos 43,7% que em 2012 devido a queda dos lucros

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O Banco de Portugal vai entregar ao Estado 202 milhões de euros de dividendos relativos a 2013, menos 43,7% do que em período homólogo, devido à queda o ano passado dos lucros do supervisor e regulador bancário para 253 milhões de euros.

Segundo o Relatório do Conselho de Administração, hoje divulgado, em 2013, o BdP teve lucros de 253 milhões de euros, menos 43,7 por cento do que o valor registado em 2012, ano em que o banco teve dos melhores resultados de sempre, 449 milhões de euros.

Desse valor, 202 milhões de euros irão para o acionista Estado em dividendos, que comparam com os 359 milhões de euros entregues anteriormente, ou seja, menos 157 milhões de euros.

A redução em 197 milhões de euros do resultado líquido em termos homólogos relaciona-se, lê-se no relatório, com "a redução da margem de juros e dos resultados realizados em operações financeiras, o aumento dos prejuízos não realizados em operações financeiras e o decréscimo do resultado líquido da repartição do rendimento monetário".

Ainda assim, as rubricas que contribuíram para a queda do resultado foram parcialmente compensadas pela "redução no reforço da provisão para riscos gerais".

Quanto a gastos, em 2013, os gastos administrativos do BdP aumentaram 4,8 por cento para 173 milhões de euros, devido à subida dos gastos com pessoal de 14,5 por cento para 123 milhões de euros, com o banco central a justificar com o reconhecimento dos subsídios de férias.

Ao mesmo tempo, o regulador e supervisor bancário tem vindo a aumentar o quadro de pessoal para fazer face às acrescidas responsabilidades.

No final de 2013, o BdP tinha 1733 trabalhadores, mais 51 do que em 2012, estando 352 afetos a supervisão e salvaguarda da estabilidade financeira. Estes representam mais 111 do que os que estavam nessas funções em 2010.

IM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.