Nuno Crato afirma que não há compromissos nenhuns com a 'troika' para a educação

Nuno Crato afirma que não há compromissos nenhuns com a 'troika' para a educação
| Política
Porto Canal

O ministro da Educação disse hoje no parlamento que “não há compromissos nenhuns com a ‘troika’ no que diz respeito à educação”, rejeitando qualquer ideia de cortes no setor acordada com os credores internacionais.

O ministro Nuno Crato falava aos deputados na comissão de Educação, Ciência e Cultura e respondia à deputada comunista Rita Rato, que o questionou sobre eventuais cortes na Educação acordados com a ‘troika’ para o período pós-assistência financeira, perguntando especificamente se haveria despedimentos previstos, ou se não seriam renovados contratos, e quantos poderiam não ser renovados.

Na resposta, Nuno Crato garantiu que “não há compromissos nenhuns com a troika no que se refere à educação”, mas sublinhou que existem “compromissos gerais” que obrigam a uma “parcimónia nas contas públicas”.

O ministro da Educação garantiu ainda que no próximo ano letivo as turmas que vão abrir “serão as necessárias” e que aquelas que terão contrato de associação com o Estado (em escolas privadas, para cobrir carências da rede pública), serão “o mínimo possível”.

De acordo com o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) divulgado na passada semana o ensino básico e secundário terão em 2015 menos 112 milhões de euros, em comparação com o ano de 2014.

Já a ciência e o ensino superior terão uma dotação orçamental com um acréscimo estimado em 16 milhões de euros.

Nuno Crato reafirmou perante os deputados que não se prevê nenhum corte no ensino superior.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.