Crescimento moderado de 1,8% para o Brasil este ano

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 06 mai (Lusa) - O Brasil precisa de diminuir as barreiras comerciais, aumentar o investimento nas infraestruturas e lançar reformas económicas para crescer mais depressa que os 1,8% previstos para este ano, defende a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

"A economia perdeu o fôlego anterior, apesar de a inflação se manter persistentemente acima do ponto médio definido pelo banco central nos 4,5%", lê-se no relatório da OCDE sobre as Perspetivas Económicas (Economic Outlook, no original).

A organização acrescenta que "aumentar mais rapidamente os investimentos em infraestruturas, baixar as barreiras comerciais e lançar reformas económicas "são necessários para aumentar o crescimento potencial".

No documento, divulgado hoje em Paris, a OCDE prevê que o Brasil cresça 1,8% este ano e acelere para os 2,2% em 2015, depois de no ano passado ter crescido 2,3%.

Entre os fatores que explicam o abrandamento da atividade económica no Brasil, este ano, está, entre outros, a realização de eleições presidenciais no final do ano, bem como uma política monetária mais 'apertada', uma descida na procura externa e as "incertezas decorrentes das eleições".

Para os economistas da OCDE, o Brasil vai "permanecer numa trajetória de crescimento moderado e inflação alta".

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.