BCP admite novidades sobre a venda da operação na Roménia até ao verão

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 mai (Lusa) - O negócio de alienação do banco controlado pelo BCP na Roménia está a decorrer, já há interessados, e pode haver novidades sobre o mesmo dentro de dois ou três meses, revelou hoje Nuno Amado, presidente do banco.

"Estamos num processo competitivo, temos um conjunto de interessados, e estamos na fase de verificar quais são os interessados que querem de facto apresentar propostas e quais as condições que estão dispostos a dar em termos de preço", avançou o banqueiro.

"Eventualmente, durante o mês de junho, ou julho, poderá haver novidades, se as coisas correrem de uma forma normal", assinalou, acrescentando que não há "nenhuma razão para não pensar que nos próximos dois ou três meses as decisões mais relevantes estejam tomadas".

Ainda assim, o responsável salientou que o BCP só tem que vender o banco na Roménia até 2015, de acordo com o plano que contou com a aprovação das autoridades portuguesas e de Bruxelas.

"Estamos a antecipar [os prazos]. Quer isso [Roménia], quer a gestora de ativos", frisou, adiantando que o desempenho do banco romeno que controla está a correr melhor do que o esperado neste ano.

DN/IM // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.