Mais importante do que o tipo de saída da 'troika' é manter o rumo do país - Nuno Amado

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 mai (Lusa) - O presidente do BCP, Nuno Amado, considerou hoje que melhor do que discutir qual a forma de saída da 'troika' de Portugal é assegurar que o país se mantém no percurso de ajustamento que tem percorrido nos últimos três anos.

"A decisão está tomada, o melhor é andar para a frente e trabalhar com afinco no caminho que está definido", afirmou aos jornalistas o banqueiro.

"Nós não temos toda a decisão que os decisores têm", sublinhou, considerando que o dia de domingo, quando o Governo anunciou a saída limpa da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), foi um "dia importante" para Portugal.

"Foi o corolário de três anos de grandes sacrifícios para todos os portugueses, uns mais e outros menos", realçou.

Mais, segundo Amado, "há um ano havia dúvidas [sobre a capacidade de o país abdicar de um novo resgate ou de um programa cautelar], pelo que é bom para todos".

E reforçou: "O mais importante é continuarmos o processo de consolidação das finanças públicas e de crescimento do país".

O presidente do BCP vincou que é "importante que isso seja conseguido com muito mais setor privado e muito mais setor produtivo".

Segundo o responsável, "nos últimos dois ou três meses, 80% das notícias falam do Estado" português.

"Temos é que falar do setor privado e das condições necessárias para ele crescer. A análise está muito enviesada para o antes e não para o depois, como devia ser", opinou, pedindo a "estabilidade da coisa pública".

Isto, "independentemente das políticas serem mais para a direita ou para a esquerda".

Para Nuno Amado, "se isso acontecer, teremos melhorias no 'rating'".

E finalizou: "Estou convencido que vamos ter um futuro mais sustentável do que nos últimos anos".

DN/IM // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.