'Saída limpa' é sucesso para Portugal e Europa - Durão Barroso

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 05 mai (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia considerou hoje que a 'saída limpa' de Portugal do programa de ajustamento é "um sucesso" para o país, mas também para a Europa, e elogiou a determinação do povo português.

"Com uma 'saída limpa', Portugal vai agora andar pelo próprio pé. Este não é apenas um sucesso para Portugal, mas um sucesso para a Europa", disse Durão Barroso, numa declaração após a reunião regular com os líderes da zona euro - os presidente do Conselho, Herman Van Rompuy, do BCE, Mario Draghi, e do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem -, no dia em que a ministra Maria Luís Albuquerque comunica formalmente aos seus parceiros da zona euro a decisão tomada pelo Governo.

Apontando que, "no dia 17 de maio, Portugal vai sair do programa de ajustamento económico e financeiro iniciado em 2011 com o apoio da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional" e que "o vai fazer sem pedir aos seus parceiros internacionais uma linha cautelar", Durão Barroso considerou que tal "é possível graças à aplicação rigorosa do programa nos últimos três anos que produziu resultados impressionantes".

"A maioria dos graves desequilíbrios económicos que levaram à crise foi ou está a ser corrigida. As bases para o crescimento sustentável foram estabelecidas. E a confiança dos investidores voltou. É com satisfação que se ouve o primeiro-ministro português dizer que o país continuará no caminho para umas finanças públicas sólidas e para a estabilidade financeira e a competitividade", afirmou.

Reconhecendo que "não foi um processo isento de dor , longe disso", o presidente do executivo comunitário defendeu todavia que "era inevitável" e elogiou "o povo português pelos esforços e sacrifícios significativos para construir um futuro melhor".

"A sua determinação merece o nosso total respeito", disse, acrescentando que "a conclusão bem-sucedida deste programa mostra as capacidades imensas de Portugal e dos portugueses para saírem mais fortes da crise".

Assinalando que, "desde que Portugal aderiu à União Europeia em 1986, que a Comissão Europeia tem sido um parceiro leal, dedicado e construtivo", José Manuel Durão Barroso afirmou que o seu executivo "esteve ao lado de Portugal durante a execução do programa de ajustamento" e continuará mesmo após a saída do programa.

ACC/ATF // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.