Pedro Nuno Santos indica que ligação Porto-Vigo deverá passar pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro

| Norte
Porto Canal com Lusa

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, considerou hoje no parlamento "muito importante" a ligação ferroviária Porto-Vigo, adiantando estar a trabalhar com o Governo espanhol, e que é intenção que ela passe pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Em audição regimental na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, Pedro Nuno Santos disse que a ligação Porto-Vigo, incluída no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, "é muito importante" para a região Norte e para a Galiza, que "têm uma grande relação".

"Temos um tempo de viagem entre Porto e Vigo que é incompreensível", afirmou, referindo que "hoje é de mais de duas horas" e que a intenção é que "um dia seja possível fazer em 55 minutos".

Sobre a ligação, Pedro Nuno Santos manifestou que a intenção é que ligação "passe pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro, o que vai aumentar a capacidade de atração do aeroporto" e que a cidade de Braga seja incluída para "dar massa crítica".

Pedro Nuno Santos reconheceu que "há trabalho para fazer do lado espanhol", referido que tem havido trabalho com o governo espanhol e com o 'alcaide' (autarca) de Vigo.

A próxima reunião com o Governo espanhol está marcada para janeiro, adiantou.

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.