FC Porto perde em Olhão por 2-1

FC Porto perde em Olhão por 2-1
| FC Porto
Porto Canal

O Olhanense continua a sonhar com a permanência na I Liga de futebol, ao vencer (2-1) na receção ao FC Porto, na 29.ª jornada, resultado que valeu a sétima derrota da temporada aos "azuis e brancos".

O golo de Herrera (82 minutos) foi insuficiente para evitar o triunfo do 16.º e último classificado da tabela, que se tinha colocado em vantagem com tentos de Kroldrup (14) e Dionisi (66).

Com o triunfo, o Olhanense chegou aos 24 pontos, igualando pontualmente o Paços de Ferreira, 15.º, que hoje empatou a zero com o Rio Ave em Vila do Conde e ficando a um do Belenenses, 14.º com 25, que empatou 1-1 na visita ao Estoril.

Sem poder utilizar alguns dos habituais titulares, como Quaresma, Alex Sandro ou ainda Ghilaz, devido a castigos ou lesões, mas com o terceiro lugar já garantido, o FC Porto não entrou bem no jogo e foi surpreendido pela coesão do Olhanense, que estava proibido de perder para continuar a aspirar à manutenção, embora sempre dependendo de terceiros.

E de um livre no meio-campo ofensivo da equipa de Olhão, que parecia não levar perigo à baliza portista, o Olhanense acabou por se colocar em vantagem, logo aos 13 minutos, por Kroldrup. Rui Duarte bateu para a área, Ricardo Ferreira cabeceou para o poste mais distante e Kroldrup rematou sozinho, frente ao guarda-redes do FC Porto Fabiano, que ainda defendeu a bola, mas esta ressaltou no jogador local e acabou por entrar na baliza, perante a passividade defensiva dos "azuis e brancos".

A maior agressividade dos jogadores da equipa local era visível e, na primeira meia-hora, o FC Porto apenas se aproximou da baliza em remates de Herrera (07 minutos) à malha lateral, de Varela (17) de fora da área à figura do guarda-redes Belec e de Tozé (28), chamado da equipa B do FC Porto para a titularidade em substituição do lesionado Quaresma, ao lado.

O FC Porto procurou na segunda parte aproximar-se mais da baliza algarvia, mas, sempre que o conseguia, era sem grande perigo e, aos 56 minutos, o Olhanense protestou muito uma decisão de Cosme Machado de não assinalar grande penalidade, num lance entre Maicon e Dionisi dentro da área, no qual o juiz bracarense considerou haver simulação do avançado local e não falta do defesa portista.

Após vários contra-ataques anulados por fora de jogo, o Olhanense acabou por chegar ao 2-0, em mais um lance que apanhou a defesa portista em contra-pé e em que Janer cruzou atrasado da esquerda para Dionisi, na zona da marca de grande penalidade, rematar para o segundo, aos 66 minutos.

Herrera ainda reduziu aos 82 minutos para o FC Porto, num remate de fora da área, mas a vitória da equipa local já não foi beliscada e permitiu ao Olhanense continuar a sonhar com a manutenção, numa decisão que ficou adiada para a última jornada.

Jogo no estádio José Arcanjo, em Olhão.

Olhanense – FC Porto, 2-1.

Ao intervalo, 1-0.

Marcadores:

1-0, Kroldrup, 14 minutos.

2-0, Dionisi, 66.

2-1, Herrera, 82.

Equipas:

- Olhanense: Belec, Sampirisi, Kroldrup, Ricardo Ferreira, Jander (Luís Filipe, 85), Rui Duarte, Paulo Sérgio (Paulo Regula, 64), Lucas Souza, Obodo, Femi e Dionisi (Mehmeti, 80).

(Suplentes: Ricardo, Vítor Bastos, Luís Filipe, Pedro Celestino, Paulo Regula, Vojtus e Mehmeti).

Treinador: Giuseppe Galderisi.

- FC Porto: Fabiano, Danilo, Maicon, Reyes, Ricardo, Fernando, Herrera, Carlos Eduardo (Quintero, 36), Varela (Licá, 71), Tozé (Kayembe, 46) e Jackson Martinez.

(Suplentes: Kadu, Quintero, Licá, Abdoulaye, Kelvin, Defour e Kayembe).

Treinador: Luís Castro.

Árbitro: Cosme Machado (Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rui Duarte (10) e Dionisi (56).

Assistência: Cerca de 7.000 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.