PS/Porto exige que Governo esclareça quando vai concluir o Centro Materno Infantil

| Norte
Porto Canal com Lusa

A concelhia do PS/Porto exigiu hoje que o Governo revele "o calendário" previsto para completar o Centro Materno Infantil do Norte, acusando-o de tudo ter feito para "sabotar" a obra e pretender inaugurá-la incompleta este mês por motivos eleitoralistas.

"O que vai ser inaugurado é uma obra que ainda está incompleta e nós exigimos que o Governo explique qual é o calendário para a completar, designadamente para requalificar o edifício da Maternidade [Júlio Dinis] e para construir o parque de estacionamento, que é um equipamento indispensável porque passarão a vir aqui todos os dias milhares e milhares de pessoas", afirmou o líder da concelhia em declarações aos jornalistas no Porto.

Segundo Manuel Pizarro - que é também vereador no executivo da Câmara do Porto presidido por Rui Moreira e hoje descerrou frente à obra um cartaz do PS/Porto dizendo "Centro Materno Infantil: Este Governo não queria. Mas o Porto venceu" -- o executivo, "durante estes três anos, fez tudo o que podia para sabotar" a infraestrutura.

"Não financiou o Centro Hospitalar do Porto (CHP) - que tem aliás um grave problema de sustentabilidade financeira porque não recebeu ainda nenhum dinheiro do Estado português para esta obra - e atrasou-a", disse, salientando que "aquilo que vai ser inaugurado esta semana devia ter sido inaugurado há seis meses e com a obra completa".

O PS/Porto acusou o Governo de "aproveitar, agora, a campanha eleitoral para as europeias para vir fazer uma festa e fingir que completou a obra", inaugurando-a sem o parque de estacionamento de 314 lugares previsto, numa zona muito congestionada da cidade e numa atitude de "irresponsabilidade" que pode causar "gravíssimos problemas de trânsito e de mobilidade" naquela zona da cidade.

"O sr. ministro da Saúde foi dizendo, durante estes três anos, que o Centro Materno Infantil era um erro de planeamento. Eu devolvo-lhe, inteirinha, essa acusação. Erro de planeamento é o do Ministério da Saúde, que vai abrir a obra apenas a meio", sustentou Pizarro.

Assegurando que o Porto não vai comprar "gato por lebre", o líder da concelhia socialista exige "que o projeto do Centro Materno Infantil seja levado até ao fim, porque só assim é que, articuladamente, pode funcionar em benefício das pessoas".

Neste momento, disse, a obra está parada "porque o Governo não transfere dinheiro para o CHP, que que não tem condições para a continuar": "A comparticipação nacional é superior a 20 milhões de euros e, até agora, foi feito zero de transferência para o Hospital de Santo António. O que foi feito foi com dinheiros comunitários e fundos próprios do Hospital de Santo António, causando, evidentemente, problemas de tesouraria a esse hospital", acusou.

"Mas pode ser que a vinda do senhor ministro [da Saúde] e, aparentemente, do sr. primeiro-ministro seja uma ocasião para nos explicarem como é que vão acabar a obra", acrescentou, assegurando que o Porto "não se vai calar" e irá "exigir que o projeto seja realizado na sua totalidade".

O Centro Materno Infantil do Norte, integrado no CHP, está previsto desde 1991 e é uma obra orçada em mais de 40 milhões de euros, com financiamento comunitário de 21,7 milhões.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).