Coimas para quem desvia medicamentos para exportações vai aumentar significativamente

| Norte
Porto Canal

Eurico Castro Alves disse na Grande Entrevista do Porto Canal que o Infamed está a "identificar os prevaricadores" que "desviam os medicamentos para exportação". Para melhor combater este facto. O presidente do Infarmed adiantou que para combater este fenómeno as coimas "vão subir" e poderão chegar aos 180 mil euros, para que o combate "seja mais eficaz".

No campo das políticas de estimulação na saúde Castro Alves falou no novo formulário terapêutico que vem "ajudar a racionalizar" e não "a racionar", algo que negou peremptoriamente. Fazer uma "gestão inteligente" do que o Infamed controla é um dosobjectivos do formulário, o presidente do Infarmed adiantou mesmo que às vezes "quer-se matar a formiga com a bomba atómica" e que este formulário "serve para ajudar o médico". Desburocratizar e facilitar o acesso das produtoras farmacêuticas aos PALOP também foi identificado como uma das medidas de estimulação na saúde.

Na polémica em volta da falta de medicamentos Castro Alves afirmou que o problema "é no abastecimento" e "não no acesso" directo ao cliente embora tenha conhecimento de "um ou outro caso". O presidente do Infarmed afirmou ainda que "diminui 30%" o número de notificações, de falta de medicamentos, das farmácias em relação ao ano passado e que este ano já se venderam "mais 240 mil embalagens de medicamentos" em relação a 2012.

+ notícias: Norte

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.