Câmara diz que foi "reposta" a verdade sobre a qualidade da água do rio Vez

| Norte
Porto Canal / Agências

Arcos de Valdevez, 20 jun (Lusa) - A Câmara de Arcos de Valdevez divulgou hoje o resultado de análises à água do rio Vez, realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que concluíram pela "qualidade excelente" da praia da Valeta, contrariando avaliações anteriores.

Segundo fonte municipal, as análises da APA realizadas no início desta época balnear "revelaram valores excelentes", pelo que esta entidade já afixou naquela praia fluvial um aviso "referindo que a água tem qualidade compatível com a prática balnear", que arrancou a 15 de junho.

Contudo, recorda a autarquia, a mesma a APA tinha divulgado publicamente, em maio deste ano, resultados "bastante desfavoráveis em relação à qualidade da água do rio Vez", mas que eram referentes a 2011.

Quanto aos resultados desta última análise, "não surpreendem a Câmara Municipal", atestando, como avaliações anteriores, que "a água era, e sempre foi, boa para a prática balnear".

Assumindo que "foi reposta a verdade dos factos", a Câmara afirma que "com total transparência e de forma a garantir a confiança dos banhistas" serão colocados naquela praia, semanalmente, os resultados analíticos da qualidade da área balnear, que conta inclusive com nadadores-salvadores e outras infraestruturas de apoio.

A autarquia também já encomendou um estudo científico à qualidade da água do rio Vez, que será realizado por investigadores da Universidade do Minho.

No início do mês deste mês, o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez reagiu com "indignação" à classificação de "má" qualidade atribuída à praia fluvial da Valeta, garantindo desde logo que outras análises realizadas no mesmo período apresentaram resultados contrários.

"Sentimo-nos no dever de informar o público em geral que a água naquela praia é de boa qualidade como, aliás, sempre foi", afirmou à Lusa o autarca Francisco Araújo.

Das 335 praias distinguidas pela Quercus com qualidade de ouro, mais 40 do que em 2012, 20 são interiores, adiantou Francisco Ferreira, daquela associação ambientalista, realçando que o município de Albufeira apresenta o maior número, seguindo-se Vila Nova de Gaia, Almada e Vila do Bispo.

Em contrapartida, as praias com qualidade classificada como "má", com base nas análises à água realizadas pela APA, incluem uma costeira (São Roque, no concelho de Machico, na Madeira) e três interiores (Pontilhão da Valeta, em Arcos de Valdevez, Fragas de S. Simão, em Figueiró dos Vinhos, e Agroal, em Ourém).

Francisco Araújo afirma que "foi com surpresa e indignação" que o município recebeu esta classificação, para Arcos de Valdevez, que diz ter sido obtida com base em resultados de três amostras realizadas em agosto de 2011 e que "pela metodologia utilizada" a influenciam "durante vários anos". Além disso, eram "contrários" às conclusões das análises realizadas pela Administração Regional de Saúde do Norte e pela autarquia.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.