Marcha pela legalização da marijuana realiza-se hoje em Lisboa, Porto e Braga

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 mai (Lusa) -- A Marcha Global da Marijuana (MGM), uma iniciativa internacional que reivindica a sua legalização, realiza-se hoje em mais de 150 cidades de todo o mundo, incluindo Lisboa, Porto e Braga.

A iniciativa, que se celebra no primeiro sábado de maio desde 1999 em centenas de cidades do mundo, insere-se num movimento "universal pacífico e apartidário, que visa a legalização da marijuana e seus derivados", realizando-se em Portuga desde 2006.

Em comunicado, a comissão organizadora da MGM de Lisboa apela para que a sociedade civil se junte ao protesto "pela legalização marijuana e o do seu cultivo para consumo pessoal ou para fins industriais ou com vista à investigação para fins medicinais".

Em Lisboa, a concentração é no Jardim da Mãe D´Água às 15:00, seguindo em direção para o Largo de Camões, no Porto, a marcha vai decorrer entre as praças do Marquês e D. João I, e, em Braga, o encontro é junto ao palco da Avenida Central.

"Manter a cannabis na ilegalidade é potenciar o tráfico e a criminalidade associada. É empurrar o consumidor para a marginalidade e estimular consumos desinformados e desregrados. É impedir o exercício de livre-arbítrio e até, o acesso à saúde", referem os organizadores.

A iniciativa tem também como finalidade pedir "a descriminalização total do consumo de canábis por adultos, regulamentando modos de obtenção, como o cultivo para consumo próprio ou a compra em estabelecimentos ou outros organismos autorizados e regulados", além de encorajar o estudo e a pesquisa das "muitas utilizações benéficas da planta cannabis" para uso industrial, social, recreativo e medicinal.

CMP//GC.

Lusa/fim

CMP

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.