Portugal pretende reabrir representação diplomática no Iraque em 2014

Portugal pretende reabrir representação diplomática no Iraque em 2014
| Mundo
Porto Canal

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou hoje que Portugal pretende reabrir em 2014 a sua representação diplomática em Bagdad, Iraque.

"Portugal continuará a procurar melhorar a sua presença diplomática no mundo árabe. Em 2014 procurarei que haja uma antena diplomática portuguesa, pela primeira vez em muitos anos, que já tivemos e deixámos de ter, em Bagdad", disse Paulo Portas no encerramento do I Fórum Económico Portugal/Países Árabes, que decorreu em Lisboa.

Portugal decidiu desativar a sua embaixada em Bagdad em 2007. Na altura, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, liderado por Luís Amado, justificou a decisão com as difíceis condições de segurança na capital iraquiana.

O vetor da diplomacia económica dominou a intervenção de Paulo Portas que sublinhou que 2013 é o ano decisivo para os investimentos recíprocos entre Portugal e os países árabes.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.