Ministro Rui Machete recorda homem "muito importante" e "inovador"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 mai (Lusa) - O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, lamentou hoje a morte do professor e antigo ministro Veiga Simão, que recordou como um homem "muito importante" e "inovador" na educação.

"Foi um homem muito importante em Portugal no campo da educação. Ainda sob a ditadura conseguiu ser um ministro inovador. O seu papel na modernização do ensino superior em Portugal foi notável", disse Rui Machete à agência Lusa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou ainda a sua importância na criação das novas universidades portuguesas, considerando que depois do 25 de abril de 1974, "porque era um democrata", desempenhou "um papel muito importante no sentido de adaptar o sistema educativo às novas necessidades".

"E por isso com muito respeito que me curvo sobre a sua memória", disse Rui Machete, expressando condolências à família do último ministro da Educação do Estado Novo.

Rui Machete, que entre 1983 e 1985 foi colega de Governo de Veiga Simão num executivo que tinha Mário Soares como primeiro-ministro, recorda desses tempos a "jovialidade" e a "confiança no futuro" que emanava do então ministro da Indústria e Energia.

"Era um homem com jovialidade e confiança no futuro, entusiasmado com aquilo a que se dedicava e um bom colega de Governo", sublinhou.

O antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão morreu hoje aos 85 anos, no Hospital dos Lusíadas, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte familiar.

O funeral realiza-se no domingo para o cemitério do Alto de São João.

Licenciado em Físico-Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Nuclear na Universidade de Cambridge, Veiga Simão foi professor e reitor da Universidade de Lourenço Marques na década de 1960.

Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a "reforma Veiga Simão".

Depois da revolução dos Cravos foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Indústria e Energia (1983-1985) no Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional (1997-1999) quando era primeiro-ministro António Guterres.

CFF // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".