Campanha do Pirilampo Mágico arranca sábado em todo o país

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 mai (Lusa) -- Seiscentos mil Pirilampos Mágicos, vestidos de lilás, vão estar à venda, a partir de sábado, em todo o país para ajudar 80 instituições de apoio a jovens e crianças com deficiência mental.

A campanha do Pirilampo Mágico, que foi hoje apresentada no Museu da Marinha, em Lisboa, e decorre até 25 de maio, tem como lema " Acende a nossa esperança" e além da venda do tradicional boneco por dois euros, contempla também canecas, pin, t-shirt e chávenas de café.

Desde 1987, data da primeira campanha, foram vendidos cerca de 19 milhões de bonecos, disse à agência Lusa a presidente da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci), Julieta Sanches.

Julieta Sanches disse estar "muito otimista" em relação aos resultados da campanha deste ano, devido à "solidariedade dos portugueses, que "é de tal ordem que o pirilampo não se tem ressentido", apesar da crise.

Presente na apresentação da campanha, a mulher do Presidente da República, Maria Cavaco Silva, apelou à solidariedade dos portugueses, afirmando que "O mês de maio é um mês para pirilampar".

"É imperioso, é um dever moral, que não deixemos que ninguém se perca", disse Maria Cavaco Silva, sublinhando que, "quando as coisas estão difíceis, ficam sempre mais difíceis" para as pessoas com deficiência.

Para o ministro da Solidariedade, Emprego e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, "o pirilampo é já um símbolo para os portugueses".

"É um caso sério de concorrência com outros símbolos portugueses como o Galo de Barcelos", comentou o ministro.

Salientou o facto de esta iniciativa "chegar a todos os portugueses, sem exceção, e ajudar à construção de um país mais solidário. Isso é, de facto, mágico".

Mota Soares sublinhou ainda que "é imprescindível reforçar as condições de participação das pessoas com deficiência" e "continuar a melhorar a prestação dos produtos de apoio às pessoas com deficiência".

"Prioritário é também o reforço das respostas sociais na área da deficiência", a área "mais deficitária" em termos destas respostas, acrescentou

A Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social sublinhou que o Pirilampo Mágico "é hoje um dos maiores símbolos da solidariedade social" em Portugal e "tem que ser uma ferramenta ao serviço da esperança".

"Queremos que ajude a mostrar a realidade das pessoas que apoia, os sonhos que transportam consigo, as oportunidades de que precisam para mostrar as suas competências ou para fruir plenamente os direitos de cidadania", frisou.

HN // GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.