Comunidade Viseu Dão Lafões promove concurso nacional de ideias de negócio

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 02 mai (Lusa) - O secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, anunciou hoje que está a ser preparado um concurso de ideias de negócio de âmbito nacional, que será lançado ainda durante este mês.

"Vamos levar a cabo um concurso de ideias de negócio para o público em geral e não apenas para as escolas, a nível nacional. Estamos a preparar o seu regulamento para, ainda em maio, lançar o aviso de concurso", avançou.

Durante a conferência de imprensa de apresentação das iniciativas de promoção do empreendedorismo na região, que decorreu ao final da manhã de hoje em Viseu, Nuno Martinho sublinhou que podem concorrer a este concurso pessoas de todo o país, desde que a ideia de negócio venha a servir para criar uma empresa no território da CIM Viseu Dão Lafões.

"Enquanto decorrer o aviso de concurso, vamos trabalhar ao nível da ignição de ideias de negócio, desenvolvendo no território vários ateliês de criatividade e geração de ideias, inclusive um 'roadshow' de apresentação do projeto pela região", informou.

Depois do fecho do aviso de concurso, é tempo de "desenvolver um conjunto de 'workshops' para maturação da ideia e trabalhar com os empreendedores na preparação de um 'pitch', de forma a que possam apresentar a sua ideia de negócio em cerca de cinco minutos".

Das ideias de negócio a concurso, serão selecionadas as 14 melhores, que depois terão a oportunidade de "frequentar um 'bootcamp' de seis dias, com vários consultores especializados, de modo que a ideia possa ser maturada em termos de marketing, estratégia, finanças, direito, comunicação e técnicas de apresentação de projetos".

O processo, com uma duração aproximada de dois meses, culminará com o Fórum Empreende Viseu Dão Lafões, onde serão apresentadas as melhores 14 ideias a um júri.

No entender do secretário-executivo, este projeto da CIM Viseu Dão Lafões, a desenvolver em parceria com a AIRV -- Associação Empresarial Região Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu, traz "mais probabilidades de ideias de negócio e de criar valor no território".

A par deste projeto, a CIM Viseu Dão Lafões tem em curso outras iniciativas de promoção do empreendedorismo na região, nomeadamente o projeto Escolas Empreendedoras 2014, que envolve 120 professores, num universo de 2.300 alunos de 35 escolas.

Em agenda está a realização da Feira do Empreendedorismo Júnior (destinada a alunos do 2.º ciclo) e a Expo Empresas Júnior (para o 3.º ciclo), que decorrem em simultâneo no dia 24 de maio, no Parque Aquilino Ribeiro (Viseu), e ainda o Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, a 30 de maio.

O Campo de Férias de Empreendedorismo - Go UP Viseu Dão Lafões Summer Camp - terá lugar de 08 a 12 de julho em regime residencial, em local a anunciar. Destina-se a 42 jovens dos concelhos da região, com idades entre os 15 e os 18 anos.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".