Morreu o crítico de arte Rui Mário Gonçalves

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 mai (Lusa) -- O professor e crítico de arte Rui Mário Gonçalves morreu hoje em Lisboa, aos 79 anos, depois de uma indisposição que o levou ao hospital, disse à agência Lusa fonte familiar.

Contactada pela Lusa, a Sociedade Nacional de Belas Artes lamentou a perda, considerando tratar-se do desaparecimento de "um dos papas da crítica de arte em Portugal".

O corpo ficará em câmara ardente a partir das 15:00, na Basílica da Estrela, e o funeral realizar-se-á no sábado pelas 14:00 para o Cemitério de Benfica, disse à Lusa o diretor de serviços da Sociedade de Belas Artes, António Silva.

Ambas as fontes afirmaram que a causa da morte, pelas 05:00, terá sido ataque cardíaco, na sequência de uma indisposição que o levou ao hospital.

"Esteve ontem a trabalhar, sentiu-se mal, foi ao hospital e detetaram-lhe um aneurisma, mas já em estado muito avançado", referiu o responsável da Sociedade, para quem Rui Mário Gonçalves "fez muito pelas Belas Artes" em Portugal.

Nascido em 1934, em Penafiel, comissariou várias exposições e ocupou cargos dirigentes na Sociedade Portuguesa de Belas Artes, tendo presidido à secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte, enquanto produziu várias edições sobre arte e deu aulas na Faculdade de Letras.

AH //GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados