"Botão de pânico" ajuda turistas no Porto e Norte

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 20 jun (Lusa) -- O Turismo do Porto e Norte está a implementar no exterior das 53 suas lojas e postos de turismo, um "botão de pânico" que pretende ser um reforço de segurança para turistas nacionais e estrangeiros.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, anunciou hoje que o sistema é apresentado sexta-feira, na loja do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, numa iniciativa que conta com a presença do secretário de Estado da Administração Interna.

"A segurança hoje é fundamental para a promoção turística", afirmou o responsável, que falava em Vila Pouca de Aguiar, à margem da apresentação do roteiro de "Minas e Geologia do Norte de Portugal".

Melchior Moreira garantiu que este é "um destino seguro" e que o "botão de pânico" pretende um "complemento à segurança que o Porto e Norte já têm".

Ao clicar no botão, que ficará instalado nas plataformas interativas instalados no exterior das lojas de turismo, automaticamente é feita uma ligação ao 112, onde os visitantes podem recolher toda a informação de que precisam.

"A partir de agora todos os turistas, quer sejam internacionais ou internos, se tiverem uma dificuldade pessoal, um acidente momentâneo ou algum tipo de informação que pretendam, basta acionarem esse botão e têm toda a informação precisa", salientou Melchior Moreira.

Este sistema, que funcionará 24 horas por dia, está ligado diretamente às forças de segurança, como a PSP, GNE ou Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Trata-se de uma iniciativa do TPNP que conta com a parceria do Ministério da Administração Interna.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.