Integração do Centro de Genética Médica no Centro Hospitalar do Porto publicada em DR

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 mai (Lusa) -- A transferência de competências do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) no Porto, exercidas pelo Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães, para o Centro Hospitalar do Porto (CHP) foi hoje publicada em Diário da República.

Com a publicação do decreto-lei, o Centro Hospitalar do Porto "sucede nas competências do INSA" exercidas pelo Centro de Genética Médica dos laboratórios das unidades de citogenética, genética médica, genética molecular e bioquimica genética.

Apenas o laboratório de biologia clínica do departamento de genética do INSA, bem como os respetivos núcleos de apoio, se mantém sob a alçada do instituto.

Esta transferência de competências tinha sido aprovada em Conselho de Ministros, em 04 de abril, inserindo-se "numa política de integração dos recursos disponíveis e de promoção da especialização da atividade de cada entidade integrada no Ministério da Saúde, com aumento de eficiência e de qualidade".

De acordo com o DR, o diploma "reporta os seus efeitos a um de janeiro", sendo que os trabalhadores do Centro de Genética Médica que "optarem pela celebração de contrato de trabalho com o CHP, nos termos do Código de Trabalho e demais legislação laboral, não estão sujeitos ao período experimental".

O decreto-lei salienta que esta transferência de competências apresenta-se como uma solução que permite "uma maior eficácia, designadamente, através da centralização de serviços que visam a prossecução de objetivos comuns, com vista à racionalização dos meios existentes e à obtenção de uma gestão mais coerente, integrada, eficiente e eficaz na utilização de recursos e de ganhos de qualidade".

O Centro de Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães é responsável pelo rastreio e acompanhamento de doentes portadores de doenças genéticas e raras. É também o centro de importação de produtos hipoproteicos em Portugal.

O decreto-lei n.º 27/2012, de 08 de fevereiro, estabeleceu que o Centro de Genética Dr. Jacinto Magalhães, no Porto, se manteria "transitoriamente, até 31 de dezembro, com a natureza de serviço desconcentrado" do INSA.

O Centro de Genética esteve em autogestão até ao anúncio da sua integração no CHP, que abrange o Hospital de Santo António, a Maternidade Júlio Dinis e o Hospital Joaquim Urbano.

JAP (MAZM/MSP) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.