Jorge Lacão (PS) defende interrupção da aplicação do novo mapa judiciário

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 mai (lusa) -- O deputado socialista Jorge Lacão pediu hoje ao Governo que interrompa a aplicação do diploma regulamentar do mapa judiciário que, segundo o PS, encerra 47 tribunais, deixando "o país real mais ao abandono".

"Mas se o Governo e maioria persistirem em avançar com o monstro, aceitem debater, de forma aberta, neste plenário, as propostas de especialidade que o PS apresentanpara fazer face aos seus efeitos mais danosos", disse Jorge Lação, no debate parlamentar em que que esteve presente a ministra da Justiça.

Falando das dificuldades do acesso dos cidadãos aos tribunais e da "desertificação transversal das competências judiciárias" e acusando a ministra Paula Teixeira da Cruz de fazer "orelhas moucas" à voz dos autarcas, lacão prometu que "o PS tudo fará para impedir o descalabro" que é a reorganização do sistema judiciário.

Antes, o deputado António Filipe (PCP) alertara também para o facto de esta reforma, que encerra tribunais, ir "agravar ainda mais, de forma significativa, o acesso dos cidadãos à justiça, contribuindo para a desertificação do país".

António Filipe anunciou que o PCP apresentou "alternativas concretas e viáveis a este mapa judiciário", enfatizando que "nenhum tribunal existente deve encerrar ou ser desgraduado".

O deputado comunista rebateu ainda o argumento do Governo que esta reforma aumenta substancialmente a especialização dos tribunais junto das populações e pediu o "deferimento em um ano" da entrada em vigor do mapa judiciário, por forma a haver "maturação e adaptação à mudança".

A nova organização judiciária deverá entrar em vigor a 01 de Setembro, mas Jorge Lacão manifestou dúvidas que nessa data estejam instalados e em "normal funcionamento" os tribunais nele previstos. Aludiu ainda aos problemas surgidos com a nomeação dos juízes presidentes das comarcas.

Críticas semelhantes foram feitas por José Luís Ferreira (BE), que criticou o encerramento de 47 tribunais e a concentração de serviços nas capitais de distrito.

Na resposta, a ministra da Justiça salientou que a "primeira virtualidade" desta reforma foi impedir o encerramento dos 49 tribunais que o PS pretendeu fechar num passado recente.

Apesar do barulho vindo das galerias, onde estão alguns autarcas, a ministra indicou, um a um, os 49 tribunais que alegadamente o PS quis encerrar quando foi governo.

Paula Teixeira da Cruz apontou como outras virtualidades da reforma uma maior aproximação das populações à justiça especializada, indicando o aumento de serviços, incluindo mais Departamentos de Investigação e Ação Penal de seis para 14.

Segundo a versão do Governo, são encerrados apenas 20 tribunais, com base no baixo volume processual (inferior a 250 processos) anual.

O Governo garante ainda que haverá um aumento do quadro de magistrados, quer do Ministério Público, quer da magistratura judicial.

Por outro lado, as atuais 231 comarcas passam a ser apenas 23, com sede nas capitais de distrito e, consequentemente, um significativo alargamento da competência territorial.

Dos 311 tribunais atuais, 264 são convertidos em 220 secções de instância central e em 292. secções de instância local. Quanto às secções especializadas, que eram actualmente 233, passam para 390. No total, são mais 157 seções especializadas.

FC // CC.

Lusa7fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.