Concurso de nova ponte sobre o Douro para metro do Porto lançado em fevereiro

Concurso de nova ponte sobre o Douro para metro do Porto lançado em fevereiro
| Norte
Porto Canal com Lusa

O concurso público para construir uma nova ponte sobre o Douro para a rede de metro do Porto vai ser lançado em fevereiro, indicou hoje o ministério do Ambiente.

À Lusa, o gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, avançou que o concurso público internacional deverá ser lançado a 01 de fevereiro.

Em causa está a linha Santo Ovídio-Devesas-Campo Alegre, conhecida como "segunda linha de Vila Nova de Gaia", que ficará localizada entre as pontes Luís I e da Arrábida.

A data foi inicialmente avançada por João Pedro Matos Fernandes num debate hoje promovido pela Ordem dos Engenheiros e noticiado pelo Dinheiro Vivo que avança que a nova linha servirá, por um lado a estação ferroviária das Devesas, e por outro, será uma alternativa à estação de General Torres, ambas em Vila Nova de Gaia.

No final de setembro, João Pedro Matos Fernandes, tinha já anunciado que o Governo previa lançar em 2021 um "grande concurso público internacional" para a construção de uma nova linha de metro Casa da Música - Santo Ovídeo, tendo mais tarde revelado, à Lusa, que o Governo ia lançar "o mais rapidamente possível" um concurso de ideias, assinalando que a nova ponte terá de "icónica".

Matos Fernandes disse que "ainda que a Metro do Porto esteja a concluir para a Área Metropolitana do Porto os estudos de procura" esta é "uma linha que já está decidido fazer-se".

"É paralela à linha que hoje desce a Avenida da República e tem de amarrar no nó das Devesas, porque a estação General Torres corre o risco de ficar muito sobrecarregada. É um projeto relativamente simples - aliás, em Gaia vai sobretudo à superfície - pelo que admitimos lançar um concurso de conceção/construção mas com uma exceção: a ponte", descreveu Matos Fernandes.

Na altura, o ministro adiantou ainda que quer que o concurso de ideias dedicado à ponte sobre o Douro envolva, no júri, a Ordem dos Arquitetos, a Ordem dos Engenheiros, a Metro do Porto, as autarquias e entidades ligadas ao património.

"Um concurso destes precisa de pelo menos dois meses para que os concorrentes tenham tempo de preparar e apresentar propostas. Quero acreditar que uma vez aberto concurso, ao fim de cinco/seis meses já estará fechado", afirmou na ocasião.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.